sábado, 9 de fevereiro de 2008

Caminho da Graça. Um lugar de Encontro

Encontro da “Vida com sabor de Graça e da Graça com sabor de Vida”.

Encontro
de pessoas com pessoas. Encontro de gente com gente.

Encontro
de seres humanos com seres humanos.

Encontro
de pessoas consigo mesmas, na expectativa de que este encontro, seja menos dolorido, mas, que seja curativo, terapêutico, saudável. Que seja um confronto consigo mesmo que produza resultado na vida para a vida com Graça.

Encontro
de pessoas com a simplicidade do Evangelho, que, em lendo e meditando no Evangelho, descobrem a beleza, a suavidade, a leveza das palavras de Jesus e se sentem seduzidas a segui-Lo.

Encontro
de pessoas que desejam ser, nada além de discípulos de Jesus e viverem com responsabilidade o Evangelho da Graça.

No caminho da graça, onde estes encontros acontecem, acontecem outros tantos encontros que determinam toda a dinamica e a razão de existir do caminho.

No caminho da graça, os encontros são embriões de possiveis e benvindas amizades que podem prosperar para amizades espirituais tão raras e tão necessarias.

No caminho da graça, os encontros são informais, leves, ecleticos, interativos, simples, pois, entendemos que este é um ambiente favoravel para se estabelecer novos vinculos de afeição, amor, comunhão e amizades.

No caminho da graça, os caminhantes são encorajados a, em entendo o evangelho, segundo suas proprias consciencias e submissas ao espirito santo, viverem o evangelho da graça na sua plenitude e voltarem a ser pessoas normais, isto é, ser gente como gente deve ser.

Serem humanos, pois, quando Deus desejou se aproximar de nós, se humanizou, se encarnou. E a encarnação deixou claro que é na horizontalidade dos relacionamentos que se ouve Deus, percebe-se sua graça, seu perdão, seu amor.

No caminho da graça cremos que a relação plena com Deus passa necessariamente pela relação plena entre as pessoas, os seres humanos, homens e mulheres.

No caminho da graça cremos que Deus estabeleceu definitivamente a encarnação em cristo, portanto, o corpo de cristo, as pessoas, como imprescindiveis para a pelnitude em Deus o que faz da convivencia, dos relacioanemntos,itens inegociaveis na relação dos caminhantes com Deus.

No caminho da graça somos estimulados a, se tivermos que radicalizar em algo, radicalizaremos na graça, no amor, no perdão, na paciencia, na confiança, no acolhimento irrestrito para com todos, que desejam conhecer ou reconhecer a fé cristã como a fé a ser abraçada.

No caminho da graça, todos, descobrimos que o lugar mais seguro para se estar no universo é debaixo da cruz de cristo e somos encorajados a correr para lá todo tempo, o tempo todo. E ali, aos pés da cruz, vamos nos transformando até que cheguemos à estatura da plenitude de cristo, nos parecendo cada vez mais com ele, que é o proposito final de deus em nós.

No caminho da graça temos nos reencontrado e reconhecido a presença de Deus para alem dos esteriotipos religiosos, padrões relioosos, tradições religiosas, estruturas e instituições religiosas. Temos descoberto que deus não é propriedade de nenhuma religião, pois ele é livre e soberano.

No caminho da graça, até um desencontro pode se tornar um encontro, a medida que os desencontrados se encontrem e são encontrados e juntos celebram o encontro na graça com alegria, liberdade, sensibilidade e compromisso.

No caminho da graça, todos, nos encontramos com Deus

E com a sua graça, pois ele esta onde 2 ou 3 estiverem em seu nome e juntos celebramos sua presença e afirmamos que, nele, jesus de nazaré, deus se reconciliou com a humanidade e todos são convidados a participar desta mesa da graça, de graça.

QUE LUGAR É ESTE?

O que é importante refletir é que este “lugar” não é necessariamente um “lugar geográfico fixo” O Caminho da Graça é um lugar de encontro de pessoas, portanto, onde estes encontros acontecerem, sendo “mediados” pela graça, isto é, pela presença do Cristo Ressurreto, ali esta o Caminho da Graça. O Caminho da Graça, é um lugar, eclético, onde dois ou 10 ou 100..seja qtos forem, podem se encontrar e se restaurar. No Caminho da Graça, não há fixidez, não há padrões rígidos, regras inflexíveis, cobranças implacáveis, palavras ásperas, gritos hostis. No Caminho da Graça há, acolhimento, abraço, beijo de benvindo de adeus. Há perguntas sem respostas. Há alegria e choro. Enfim, há a normalidade da vida à qual fomos chamados para viver intensamente.

ONDE O CAMINHO DA GRAÇA QUER CHEGAR?

A lugar nenhum, por que, o Caminho da Graça já é, e já esta. O Caminho da Graça já é tudo que precisamos e já esta onde deve estar. O Caminho da Graça já é

QUAIS OS OBJETIVOS DO CAMINHO DA GRAÇA?

Só um, que todos os caminhantes cheguem cada dia mais próximo da imagem e semelhança do Filho, já que esta é a vontade final do Pai Eterno.

E A HORA QUE O CAMINHO DA GRAÇA CRESCER, O QUE VOCES FARÃO?

Nada, pois não há nada que se fazer a não ser continuar fazendo e sendo aquilo que já fazemos e somos, isto é,

O CAMINHO DA GRAÇA.



Carlos Bregantim
(Texto adaptado)